sábado, 30 de abril de 2011

LDO indica que Kassab não cumprirá promessas de campanha

O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias que o prefeito Gilberto Kassab enviou à Câmara Municipal indica claramente que ele não vai cumprir com pontos importantes do Plano de Metas e que também fizeram parte do seu repertório de promessas na campanha eleitoral de 2008.

De acordo com matérias publicadas hoje pelos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, não ficarão prontos até o final do ano que vem a construção de três novos hospitais, a ampliação dos corredores de ônibus e a revitalização da Cracolândia. Isto só confirma o que o PT tem alertado: apesar de contar com grande volume de recursos financeiros, Kassab é ruim de gestão, pois não sabe gastar o dinheiro em obras necessárias para a cidade. Leia a matéria publicada no JT:

LDO descarta metas de Kassab

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) não vai cumprir até o fim do próximo ano algumas das principais promessas que fez paraseu segundo mandato, como ainauguração de três hospitais, de nove terminais de ônibus, de 66 quilômetros de corredores de ônibus e arevitalização da cracolândia. E o que indica a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012 enviada pelo próprio Kassab à Câmara Municipal na semana passada. Em nota, a Prefeitura questionou o critério usado para chegar às conclusões.

A LDO chegou aos vereadores com o anexo "Metas e Prioridades''. No documento de 63 páginas, o prefeito lista o porcentual de quanto vai executar de cada projeto definido entre as ações prioritárias. Informa, por exemplo, que no próximo ano vai cumprir 30% da construção de cada um dos três hospitais previstos para Brasilândia (zona norte), Parelheiros (sul) e Vila Matilde (leste). Os projetos para os hospitais, porém, nem ficaram prontos e o início das obras ainda depende de uma Parceria Público-Privada.

Considerada a principal ''bandeira'' da segunda gestão Kassab, a revitalização da cracolândia é outro exemplo. Entre 2009 e 2010, os avanços selímitaram a desapropriações de alguns imóveis e do antigo terminal rodoviário. Na LDO deste ano, o prefeito promete concluir 47% do projeto. Outros 5% devem ser concluídos no ano que vem conforme a LDO de 2012. No Plano de Metas, porém, o governo assegura a "requalificação urbana" de todas as ruas comerciais da região e a criação de 25 mil empregos diretos até o fim de 2012.

Por enquanto, nenhuma rua da região foi recuperada e nenhum emprego gerado. O projeto para a área só deve ser apresentado no fim de maio e a previsão mais otimista para o início das obras, como já admitiu o próprio Kassab, é março do ano que vem.

O prefeito se comprometeu, por exemplo, a construir nove terminais rodoviários até 2012. Apenas um foi construído até agora e a LDO deste ano prevê a construção de outro. Para 2012, a LDO aponta mais três. Ou seja, mesmo que cumpra todas as diretrizes enviadas à Câmara, faltarão quatro no fim da gestão.

A meta de construir 66 km de corredores de ônibus até o fim do ano que vem também é inviável, como mostram as LDOs de 2011 e 2012. Até hoje, o governo concluiu 8 km. Na LDO deste ano estão previstos outros 8 km e, para o ano que vem, mais 38. Fazendo a conta, se Kassab cumprir o prometido nas diretrizes, ainda faltarão 12 km para batera meta.

No caso dos hospitais, o governo passou 2009 e 2010 definindo as áreas. Para este ano, a previsão na LDO de 2011 é realizar 70% do projeto. Mas a licitação da obra não foi concluída. Na LDO de 2012, a previsão é executar mais 30%. Para cumprir a meta, os hospitais precisam, no entanto, estar praticamente prontos até dezembro.

Anunciada como intervenção priorítária para a Copa de 2014, o prolongamento da Radial Leste também deve, segundo o Plano de Metas, estar concluído até 2012. Foi fechado convênio com o governo do Estado, mas as obras não têm data para começar. Até o fim deste ano, a Prefeitura promete terminar 54% da construção. Na LDO do ano que vem, prevê outros 13%. Questionado sobre adiferença, o governo não respondeu.



por: Liderança do PT na CMSP com informações do JT e O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário