terça-feira, 24 de maio de 2011

NOTA DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES SOBRE OS ACONTECIMENTOS DE CAMPINAS

O PT acompanha as investigações do Ministério Público Estadual (MPE) na cidade de Campinas com a firme convicção de que tudo deve ser apurado e esclarecido até as últimas conseqüências, com responsabilidade republicana e evitando a espetacularização e o uso político dos fatos a bem da preservação do Estado Democrático de Direito.
O Ministério Público em nenhum momento cita Demétrio Villagra no decorrer das investigações que ocorrem há mais de um ano. O vice-prefeito não foi convidado, nem convocado para depor em nenhuma condição, seja como testemunha ou acusado. Segundo os advogados de defesa que tiveram acesso ao inquérito, não há nada de mérito que justifique o pedido de prisão preventiva de Demétrio.
O vice-prefeito de Campinas está em férias. Segundo a nota divulgada pela assessoria de imprensa da Ceasa (Centrais de Abastecimento de Campinas S/A), o fato foi oficializado e noticiado há mais de uma semana pela imprensa da cidade e, era de conhecimento, inclusive, do MP. Demétrio, que voltaria no final da próxima semana, já está viabilizando seu retorno para prestar os esclarecimentos necessários. A fim de garantir a mais ampla investigação e ter todas as condições de fazer a sua defesa, o vice-prefeito entregou o cargo que ocupava na presidência do Ceasa.
A nossa Constituição garante o direito ao contraditório. Por isso, não aceitamos qualquer condenação antecipada. “Ninguém pode ser condenado até o trânsito em julgado da sentença”, é o que diz o princípio do devido processo legal. O vice-prefeito Demétrio nos informa que, da sua parte, não há nenhuma conduta ilícita e nós confiamos nele.
O Partido dos Trabalhadores entende que as investigações estão em andamento e até a presente data, o prefeito Dr. Hélio Oliveira Santos não foi mencionado nas investigações. Diante da inexistência de fatos, consideramos oportunismo político questionar a legitimidade do seu mandato de prefeito.

São Paulo, 23 de maio de 2011

Diretório Estadual do PT-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário