segunda-feira, 6 de junho de 2011

Eleições 2012: Presidentes do PT discutem com Rui Falcão situação política nos estados

Notícias / Institucional | 01:5004/06/2011

Levantamento da situação política nos estados foi uma das pautas prioritárias

A avaliação do cenário político de cada estado, a construção da Reforma Política, metas e estratégias eleitorais do partido com vistas às eleições municipais de 2012, além do levantamento das prioridades políticas de cada estado, foram alguns dos objetos de discussão do encontro entre líderes petistas realizado nesta sexta (3), no Hotel Fiesta, em Salvador.

O encontro que reuniu 27 presidentes de Diretórios Estaduais do PT de todo o Brasil, capitaneado pelo líder nacional da legenda, Rui Falcão, contou com a presença do governador do estado da Bahia, Jaques Wagner, do presidente estadual do PT baiano, Jonas Paulo, do secretário Geral do PT, Eloi Pietá, além de prefeitos, deputados estaduais e federais, secretários de Governo, membros da Executiva Estadual e boa parte da imprensa baiana.

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, que iniciou no mês de maio uma série de viagens aos Estados com o intuito de debater Reforma Política, Eleições 2012 e fixar a tática eleitoral e política de alianças do partido com dirigentes estaduais petistas, afirmou logo na abertura do evento que o principal objetivo dos encontros é ampliar as discussões sobre as duas temáticas, destacando a importância de ter os estados como aliados nessa pauta.

De acordo com Falcão, o PT precisa pensar nas formas de expansão da Reforma Política em todo país. O presidente falou ainda do lançamento da Campanha nacional a favor da Reforma, que será lançada em setembro e dos mecanismos que serão usadas nos estados como a distribuição de cartilhas, articulação com as coordenações regionais entre outras.

Os avanços e algumas diretrizes do partido também foram pontuados por Falcão. “O cenário político agora é outro. Antes pretendíamos chegar ao governo e chegamos. Agora, o nosso foco é manter as alianças, a maioria na Câmara, no Senado e a defesa pela Reforma Política”, afirmou. .

No que tange os fatos que marcaram os noticiários da semana envolvendo o ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, o presidente foi direto. “Não há nenhum indício, nem prova, de enriquecimento ilícito. Eu, particularmente, acredito que o ministro Palocci agiu dentro da legalidade e o Governo vem conduzindo corretamente a questão. Todo mundo é inocente até que se prove o contrário”, avaliou.

O governador Jaques Wagner chegou ao final do encontro e participou da coletiva concedida à imprensa realizada no local. Questionado sobre temas que não faziam parte da pauta, noticiários nacionais ou apoios a pré-candidatos petistas ao pleito de 2012, o chefe do Executivo brincou. ”A agenda é de trabalho e de projeto político. Vocês só pensam naquilo”, disse o governador, em um momento de descontração com os repórteres, antes de iniciar a coletiva.

Wagner falou ainda sobre o Plano Brasil sem Miséria, lançado na quinta-feira (02) pela presidenta Dilma Rousseff, descrevendo como um “ ato de coragem política”.

Na ocasião, o governador parabenizou também a Direção Nacional por promover os encontros, falou sobre a unidade do PT e sobre a importância do diálogo interno. “A riqueza do PT é a nossa pluralidade. Somos uma orquestra de muitos instrumentos”.

Ao final, o anfitrião e presidente estadual do PT na Bahia, Jonas Paulo, fez uma avaliação geral do evento. “Durante o encontro foi possível realizar uma análise sobre a conjuntura política especifica de cada estado, ampliar a discussão sobre a Reforma Política, unificar e nivelar os discursos para a campanha eleitoral em 2012 e traçar as linhas mestras da nossa construção tática para as eleições”, pontuou.

Por fim, presidentes do partido, membros da Executiva e parlamentares participaram de um almoço no local do evento.

Fonte: Ascom PT Bahia -Assessoria de Comunicação - www.ptbahia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário