Do UOL, em Brasília e São Paulo

 http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fnoticias.uol.com.br%2Faovivo%2F2012%2F01%2F24%2Fnovos-ministros-da-educacao-e-da-ciencia-tecnologia-e-inovacao-tomam-posse.jhtm%3Fcmpid%3Dfacebook&h=xAQFscX_4AQFO264mjoDoVDkp_iR5esdQD0zAUXVifgQljA

Alguns "desvios" são inevitáveis no começo, diz Dilma sobre Enem

  • Montagem Folhapress e Agência Senado
    Fernando Haddad (esq.) deixa o Ministério da Educação para concorrer à Prefeitura de SP; Aloizio Mercadante (ex-Ciência e Tecnologia) assume a vaga Fernando Haddad (esq.) deixa o Ministério da Educação para concorrer à Prefeitura de SP; Aloizio Mercadante (ex-Ciência e Tecnologia) assume
Durante a cerimônia de troca de ministros no Palácio do Planalto nesta terça-feira (24), a presidente Dilma Rousseff voltou a defender o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ela afirmou que, no começo de um processo que envolve milhões de pessoas, é "inevitável" que haja alguns desvios. No evento, Aloizio Mercadante entrou no lugar de Fernando Haddad no Ministério da Educação.
"Projeto é que nem criança. Se você não acompanhar, ele não melhora, não tem toda sua potencialidade. Tem que mudar o que está errado. Essa parte do projeto é absolutamente virtuosa. Nenhum de nós é soberbo para achar que um projeto é perfeito. Há que reconhecer que, para  um processo que abrange milhões de pessoas, é inevitável que, nos primeiros tempos, você tenha alguns desvios", disse a presidente, se referindo às falhas que têm acontecido nas últimas edições do exame. "E esses desvios temos capacidade de reconhecer e corrigir."

Dilma defende o Enem e gestão de Fernando Haddad; veja

Segundo Dilma, o Enem criou uma "régua" para seleção dos alunos. "Não estou aqui fazendo a defesa do Enem por nenhum princípio de teimosia. Ao fazê-lo, estou defendendo o Prouni [Programa Universidade para Todos], o Reuni [programa de expansão das universidades federais], o Ciência Sem Fronteiras [que dá bolsas de estudo no exterior]. Agora, podem ter certeza, nós faremos tudo para melhorar cada vez mais o Enem."

Posse

A presidente diz "lamentar" que não pode mais contar com Haddad no MEC. "Lamento muito não poder contar com ele, mas tenho certeza que o Aloizio Mercadante vai estar a altura e espero impulsionar o Mercadante para ficar um pouquinho mais alto. Tenho certo que o [Marco Antonio] Raupp vai fazer o mesmo no MCTI [Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação]", afirmou.
Durante seu discurso, a presidente defendeu que o real desenvolvimento do país só pode se concretizar quando se conseguir dar mais oportunidades à população de emprego e acesso à educação. É o “casamento” das duas áreas que ela reafirmou como meta de seu governo para "acelerar o crescimento" do Brasil.
“Quando se dá o Bolsa Família, quando se cria o Minha Casa, Minha Vida, cria-se oportunidades, mas a grande oportunidade é da filha da lavadeira que virou médica, frase que ouvi de uma moça na solenidade do Prouni. 'Sou a filha da lavadeira que virou medica' é o que nós queremos construir enquanto oportunidade para este país”, resumiu a presidente.
Dilma também brincou com o fato dos ministros estarem emocionados com o momento e com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva, que participou da cerimônia na primeira visita ao Palácio do Planalto, depois de ter passado a faixa presidencial para Dilma. Lula se recupera de um câncer na laringe. “Pode chorar que não faz mal nenhum”, disse Dilma, repetindo os conselhos de Lula.

Veja as mudanças nos ministérios de Dilma

  • Clique na imagem para navegar pelo infográfico
1996-2012 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.