segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


Segunda-feira, 23 de janeiro de 2012 às 16:37

Prouni já concedeu 1 milhão de bolsas de estudo em universidades particulares

Ao lado do ministro Fernando Haddad, presidenta Dilma comemora a concessão de 1 milhão de bolsas pelo Prouni. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (23) que o Programa Universidade para Todos (Prouni) é um instrumento de distribuição de renda no país. Na cerimônia em que foi celebrada a concessão de 1 milhão de bolsas do Prouni, a presidenta afirmou que o Enem é a forma mais democrática de acesso dos jovens ao ensino universitário. Segundo ela, o Enem também permite “a transformação e a deselitização” do ensino superior.
“Tenho certeza que nós estamos no caminho certo. A combinação de programa de distribuição de renda com garantia de acesso à educação é o caminho correto para o Brasil mudar de patamar. Eu tenho e terei a oportunidade de assegurar não só que o que nós conseguimos até hoje será mantido, mas que nós vamos seguir em frente”, disse.
Após a cerimônia, em entrevista coletiva, a presidenta reiterou que o Enem deve ser aperfeiçoado, assim como o Prouni passou por adaptações e melhorias.
“Ninguém está dizendo que é perfeito, mas que é um grande caminho. A gente melhora aquilo que tem de melhorar. Mas o Enem é uma grande, talvez uma das maiores, iniciativas nessa área. Como eu faria o Ciência sem Fronteiras sem o Enem? Como eu faria o Prouni sem o Enem? Como seria o acesso mais democrático das pessoas a todas essas oportunidades que se abriram? Mantem aquele sistema antigo e antiquado de vestibular?”
No seu discurso, o ministro da Educação, Fernando Haddad, lembrou as reformas na educação básica e na educação profissional. E agradeceu o apoio do Congresso Nacional.
“É um conjunto de realizações. Nós aprovamos duas emendas constitucionais e mais de 50 projetos de lei no Congresso, porque havia uma compreensão de que a educação deveria se tornar política de Estado. E o setor privado soube reconhecer no Prouni uma alavanca de inclusão”, disse Haddad.
Criado em 2004 para ampliar o acesso ao ensino superior, o Programa Universidade para Todos já atingiu a marca de 1 milhão de bolsas de estudo concedidas em universidades particulares. Atualmente, 406 mil alunos matriculados em cursos de graduação de instituições privadas são bolsistas. E mais de 200 mil já concluíram o ensino superior pelo Prouni. Ieda Siqueira, de Ipatinga (MG), é uma das 592 médicas formadas pelo Prouni. Ela concluiu a graduação em 2010 e já trabalha no Programa Saúde da Família.

Nascif Tanus também cursou Medicina em uma universidade particular de Juiz de Fora (MG). Para ele, a Bolsa Permanência, no valor de R$ 360,00, foi fundamental para o custeio das despesas educacionais. O benefício é pago aos alunos que recebem a bolsa integral do Prouni e estão matriculados em cursos presenciais com carga horária média de no mínimo seis horas por dia de aula.
Para receber as bolsas integrais, os candidatos não podem ter diploma de curso superior e devem comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais, uma das condições é que o candidato tenha renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Os alunos que recebem a bolsa parcial do Prouni podem financiar a outra parte da mensalidade pelo Fies.
Segundo o Ministério da Educação, 1.321 instituições localizadas em 1.354 municípios participam do Prouni. Adriana Almeida saiu de Feira de Santana (BA) para estudar Direito em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário