sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


O pássaro azul do PSDB

Autor:

O PSDB está escorado em uma tragédia e uma miragem.
A tragédia seria ter que recorrer novamente a José Serra, caso não viabilize uma candidatura alternativa. Seria o fim da legenda, apoiando um candidato rancoroso, desagregador e sob suspeita de corrupção.
Até agora, no entanto, tenta exorcizar o fantasma Serra com a miragem Aécio Neves. Nesse ponto, Serra está coberto de razão: faltam a Aécio vontade política, conteúdo programático, despreendimento em relação aos prazeres da vida.
No Senado, tem participação nula. Vivo, Itamar Franco era a voz da oposição. Morto, o cetro foi ocupado por Aluizio Nunes. Aécio parece boneco de ventríloquo: FHC manda "fala Aécio", e ele fala. Depois, queda mudo de novo.
Todo mundo sabe que a bandeira da gestão será a mais relevante para as próximas eleições, a partir do momento em que os governos Lula e Dilma ocuparam o espaço de centro-esquerda. Nas últimas eleições, a velha mídia teve que recorrer aos fantasmas de Chavez e Fidel para recriar a polarização da guerra fria. Agora, nem ressuscitando Lenin.
Aécio tem uma boa bandeira: os programas de gestão de Minas. Mas não tem nenhum conteúdo. Assim como Serra, não tem a menor ideia sobre o que aconteceu em Minas no seu governo. Foram dois governadores rigorosamente ausentes. Aécio pelo menos teve o mérito de abrir espaço para os programas de gestão e entregar a batuta para sua Dilma Rousseff, o então vice governador Antonio Anastasia. Serra, nem isso.
Se quiser pensar estrategicamente, o PSDB necessita de um plano B, um candidato que ocupe o espaço caso se realizem as profecias sobre Aécio.
Já escrevi uma vez sobre isso: o pássaro azul da candidatura, que o PSDB tanto persegue, está em Minas e seu nome não é Aécio: é Anastasia. Além de ser um gestor do calibre de Dilma, Anastasia é muito articulado, está em linha com os princípios mais modernos de gestão pública, sabe discorrer com notável didatismo sobre os pontos relevantes em educação, saúde, segurança.
Não há outro candidato à vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário