domingo, 19 de agosto de 2012

A "social-democracia" só dá nome ao PSDB

Por Mateus Domingues

Comentário do post "O futuro do PSDB na era pós-Serra"

O que você fala, Nassif, não está errado. Apenas penso que o debate é também e, sobretudo de natureza ideológica. Serra pode não haver sido pragmático e haver conduzido o PSDB à direita da direita, mas faz muito tempo, talvez desde a sua fundação, que o PSDB é um partido de centro-direita, com algumas proposições de centro-esquerda, provavelmente pela origem esquerdista de boa parte de seus fundadores, mas sempre entre o centro e a centro-direita. A "social-democracia" do PSDB, que dá nome ao próprio PSDB, consiste em uma ficção e não em uma realidade concreta.
O PSDB nunca foi e nunca quis ser social-democrata. Foi, ao que me parece, um partido liberal, com ideários progressistas e com muitas tendências social-liberais. No governo FHC, essas tendências social-liberais, a dos "desenvolvimentistas", perderam terreno para os neo-liberais, e acabaram por ser dufocadas. O PSDB poderia ter feito nos anos do presidente Lula, um governo autêntica e radicalmente "liberal", no sentido clássico do termo. Optou pela oposição fácil e pela desconstrução do novo que Lula e o PT operavam (e operam) no país, se tornando o partido do atraso. O PT nos últimos dez anos se tornou o partido social-democrata que o país precisava, e o governo Lula foi o governo social-liberal que se esperava que FHC pudesse haver sido, mas não foi, visto haver sido FHC um governo neo-liberal e apático. Bem ou mal, o PT e os governos Lula e Dilma optaram por uma esquerda pragmática. O que resta ao PSDB? O rancor e liderar uma direita idiotizada e mesquinha. Quanto a essa marcha para a direita do PSDB, não vejo culpa ou responsabilidade nisso de José Serra. Este sempre contou com o apoio dos caciques do seu partido. Alckmin não está a esquerda de Serra e nunca esteve! Aécio Neves é uma farsa criada. Respeito as suas opniões, Sr. Nassif, e lhe considero um dos 4 ou 3 melhores jornalistas brasileiros vivos; no entanto, discordo com veemência a forma demasiadamente bondosa com que o senhor olha esse senhor Aécio Neves. Talvez o ex-governador e atual senador mineiro não seja pior que Serra, simplesmente porque ele não é nada, ou melhor, é um nada, um lixo que não está nem a esquerda e nem a direita do que quer que seja. Quanto ao governador Anastásia, o conheço muito pouco, para não dizer nada, para emitir qualquer tipo de opinião. O governador Alckimin havia sugerido o nome do meu conterrâneo, o governador Beto Richa... mas com todo o respeito, com o perdão da palavra, para mim, não passa de outro, assim como A. Neves, monte de merda.
Sou pedetista e, do meu modo, brizolista, e não sou, portanto, petista; não obstante. não vejo nenhuma opção para o desenvolvimento real e integral do país fora do PT. Talvez, como o senhor bem pontuou, esteja no governador Eduardo Campos. No entanto, é necessário se esperar. Temo que qualquer mudança para fora do PT possa colocar em xeque tudo aquilo que o governo Lula construiu. Há um caminho desenvolvimentista e de centro-esquerda no Brasil fora do PT? Acho que essa é a questão que se deve ser discutida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário