sábado, 2 de abril de 2011

PT paulista teme privatizações na área da saúde

A Bancada do PT na Assembléia Legislativa paulista reuniu-se na quinta-feira (31/03) com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para participar do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado. O fortalecimento do SUS, ameaçado em São Paulo pela privatização, foi o principal tema do encontro, que reuniu também prefeitos da Grande São Paulo e do interior. “Um SUS forte representa a capacidade de atender adequadamente milhões de pessoas”, explicou o ministro, ao detalhar a principal característica do modelo, a universalidade, que garante atende médico gratuito a todos os cidadãos.
O ministro destacou outras prioridades de sua gestão, todas vinculadas ao SUS, como a Rede Cegonha, que é um programa de atendimento para mulheres e crianças antes, durante e depois do parto, e também o Saúde da Família, que garante recursos para os municípios.
O investimento no atendimento integral à saúde da mulher é um dos alvos da gestão de Padilha à frente do Ministério. O programa para o aperfeiçoamento da oferta de exames de prevenção e diagnóstico de cânceres de mama e de colo de útero recebeu recentemente investimentos de R$ 4, 5 bilhões. Outros números do SUS apresentados pelo ministro durante a reunião com a Bancada do PT também impressionam: 100 milhões de pessoas já foram atendidas pelo Programa Saúde da Família. O Sistema Único de Saúde realiza em média 21 mil transplantes por ano.
O líder da Bancada do PT na Assembléia, deputado Enio Tatto, em nome da bancada, lamentou que São Paulo continuasse sendo um dos poucos Estados ‘descolados’ dos padrões federais do SUS.
(Fonte assessoria deputado José Zico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário