segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Marta falta a um terço das caravanas petistas

Há 12 horas 0

Pela segunda semana consecutiva, a senadora e pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, faltou ontem à caravana organizada pelo PT para mobilizar a militância na capital paulista. Das dez atividades de pré-campanha já realizadas pelo partido, Marta não compareceu a três. A ausência reforçou os rumores de que a petista estaria desanimada com a falta de apoio dentro do PT e que poderia desistir de levar a disputa à prévia.

Dos cinco pré-candidatos petistas, Marta foi a única a não participar da caravana em Cidade Ademar, na zona sul. A ausência se deu poucos dias depois de a senadora conversar com a presidente Dilma Rousseff e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre 2012. No encontro com Lula, Marta demonstrou divergências com o ex-presidente, que defendeu um nome novo em 2012 e a permanência da petista no Senado.

Ontem, a justificativa da ausência de Marta foi dada pelo senador e pré-candidato Eduardo Suplicy, que disse que ela estava com os netos. Ex-marido de Marta, Suplicy recebeu a informação por uma assessora da senadora. Apesar de não participar ontem, a petista foi aos eventos na sexta-feira e no sábado. A assessoria da parlamentar disse que ela continua candidata.

O PT pretende definir o candidato depois das 36 caravanas com a militância, evitando as prévias.

O presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão (SP), e o presidente do diretório municipal, vereador Antonio Donato, evitaram falar sobre uma eventual desistência de Marta, mas lembraram da conversa que pré-candidatos tiveram com Lula, na semana passada, e da defesa do ex-presidente por uma nova candidatura. Ex-prefeita, Marta disputou a eleição municipal três vezes. "Ela está desanimada", opinou o deputado federal e pré-candidato Carlos Zarattini.

O pré-candidato e ministro da Educação, Fernando Haddad, intensificou a articulação de sua pré-campanha e passou o fim de semana em reuniões com parlamentares e líderes de movimentos sociais. Haddad faltou à primeira caravana, no início do mês. Os mais assíduos são Zarattini, Suplicy e o deputado federal Jilmar Tatto, que insistem na realização de prévias. (C.A.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário