sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O sonho da casa própria vira realidade para 1,5 mil famílias de Juazeiro

Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 às 11:05 - do blog http://blog.planalto.gov.br


Cada um dos 1,5 mil apartamentos do residencial São Francisco, que será entregue nesta sexta-feira (5/8) pela presidenta Dilma Rousseff, em Juazeiro (BA), realiza o sonho da casa própria de quem nunca imaginou que conseguiria deixar o aluguel. São famílias com renda de até três salários mínimos, como a de Maria da Conceição Silva, 31 anos, e Natescia Gonçalves da Silva, de 81 anos.

Casada com o vigia Adeílton, Maria da Conceição paga, com sacrifício, o aluguel de R$ 120 numa pequena casa sem reboco nem piso, com dois cômodos, onde vivem com os quatro filhos. Com a casa própria, a artesã, que vende os trabalhos em crochê de porta em porta, terá, finalmente, um lugar com segurança para abrigar os filhos David, de dez anos, Hebe, de oito, Vitória, de três, e Gabriel de dois anos.

“Vou poder dizer para eles: ‘Olha, foi a mãe que conseguiu. Um dia vocês vão conseguir, também, fazer uma coisa assim, muito bem feita na vida’”, narra ela.

Maria vai poder contar até mais. Receberá a chave da sua primeira casa própria das mãos da presidenta Dilma. “Nem sei como vou fazer. Sou tão tímida”, conta.

Na casa própria, Maria apenas vai se lembrar de um passado em que viveu com muita dificuldade. Em 1998, ela e os pais deixaram a miséria em que vivia na cidade de Mauriti, no Ceará, em busca de oportunidade em Juazeiro. Foi nessa terra que conheceu o Adeílton, casou há 11 anos, e teve os filhos. Agora, a vida será diferente. Faz as contas com o dinheiro que vai sobrar quando parar de pagar o aluguel. “Vamos ter mais dinheiro para a casa e os filhos”, comemora.

Foi em 2009 que Maria soube pelo pai que o governo estava cadastrando famílias para o programa Minha Casa, Minha Vida. Junto com o marido, fez uma das primeiras inscrições do programa em Juazeiro. Na cidade baiana, além das 1,5 mil unidades entregues nesta sexta-feira, outras mil famílias também receberão suas casas em 30 dias.

Dona Natescia Gonçalves da Silva, de 81anos, já faz planos para a casa nova. Foto: Clauber Caetano/PR
Mais de 80 anos de espera

A baiana da cidade de Uauá, Natescia Gonçalves da Silva, 81 anos, também vai receber a casa própria hoje, durante a solenidade. Natescia é trabalhadora rural aposentada e esperou a vida toda pela oportunidade de ter sua casa e poder deixar um patrimônio seguro para a filha de 41 anos. Recebe um salário mínimo e paga o aluguel de R$ 250 pela pequena casa de um quarto em Juazeiro.

“Um salário mínimo é muito dinheiro para quem não tem nada. Mas, quando tiro o aluguel, não dá para fazer muita coisa”, revela.

Natescia está ansiosa pela casa nova. Chega até a duvidar. “Para quem nunca teve casa isso é muita coisa”, confessa ela. A baiana adora cozinhar e já planeja como vai cuidar da casa: cozinhando, lavando e engomando muita roupa. Antes de mudar, vai colocar grade na porta e nas janelas. Vive sozinha desde 1995, quando o companheiro Manoel faleceu. Foi por causa desse mecânico que ela deixou Uauá há 45 anos e mudou-se para Juazeiro.

Para a aposentada, esta sexta-feira será um dia de muita emoção. Além de receber a chave da casa, assim como a vizinha de condomínio Maria da Conceição, Natescia verá de perto a presidenta Dilma, “que é muito querida na cidade”.
Artigos relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário