segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mercadante presta contas no PT-SP: “Temos que incentivar a economia do futuro no Brasil”

Por Cecilia Mantovan e Aline Nascimento - Portal Linha Direta
Sábado, 17 de setembro de 2011


Segundo Mercadante, o objetivo do ministério é colocar ciência, tecnologia e inovação como eixo estratégico do governo Federal. Ministro também comentou eleições 2012 para a prefeitura de São Paulo.


O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, realizou uma prestação de contas do trabalho no Ministério durante a reunião de Diretório Estadual do PT, em São Paulo, na manhã deste sábado (17).

Dados do balanço mostram que o Brasil subiu 20 posições no ranking de produção científica no Governo Lula. “Ainda estamos na 40º posição. Temos que investir cada vez mais numa política de inovação tecnológica. Não vamos conseguir produzir ciência se não produzirmos também mão de obra. O Governo Lula triplicou o número de formandos em universidades e agora estamos ampliando as bolsas de estudos para mestrado e doutorado. Vamos, também, nos empenhar para trazer de volta jovens talentos que estão fora do Brasil”, destacou.

O ministro petista destacou também que é prioridade incentivar que as grandes empresas multinacionais passem a produzir mais tecnologia no Brasil. Segundo ele, uma das grandes deficiências é que essas empresas vendem no país, mas seus centros de pesquisa de tecnologia ficam fora do Brasil. “Precisamos incentivar que elas [multinacionais] desenvolvam pesquisas e produtos aqui. É prioridade mudarmos essa visão passiva de tecnologia da informação”.

Segundo Mercadante, o objetivo do ministério é colocar ciência, tecnologia e inovação como eixo estratégico do governo Federal. “Queremos colocar o Brasil na liderança mundial. Hoje, somos grandes exportadores de matéria-prima, mas precisamos nos tornar liderança no produto final, com investimento em conhecimento e tecnologia. Para isso, vamos investir na economia do futuro”, salientou o ministro.

Outro ponto destacado por Mercadante foi o trabalho de prevenção de catástrofes naturais. Segundo ele, em Santa Catarina, mais de 160 pessoas morreram vítimas de enchentes e deslizamentos em 2008. Como trabalho desenvolvido no ministério, foi possível retirar famílias, prevenindo catástrofes. Mesmo com chuvas muito mais intensas nesse ano, em comparação com 2008, foram registradas três mortes em decorrência das chuvas. “O sistema realmente demonstrou muita eficácia”.

Uma novidade será o projeto gratuito de tecnologia assistiva para pessoas portadoras de necessidades especiais de baixa renda. O ministério está investindo em pesquisa e tecnologia para garantir e assegurar equipamentos que possibilitem melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. “Vamos oferecer, por exemplo, uma cadeira de rodas que entra diretamente no carro, sem que o usuário precise sair dela. Outra novidade é uma régua que lê e traduz livros”, destacou.

Eleições 2012

Mercadante afirmou ter orgulho de ser ministro no Governo Dilma e comentou as eleições de 2012, confirmando que não será candidato a prefeito de São Paulo por considerar essencial a sua continuidade na gestão do ministério. “A presidenta Dilma me disse que está muito satisfeita com o trabalho que estamos implantando e que seria muito importante que eu continuasse no governo. Por isso, já me comprometi em não disputar eleição para a prefeitura de São Paulo. Temos ótimos candidatos aqui e sinto que há unidade. Assim que o nome do candidato petista for definido, quero vir para a cidade militar, amassar barro, subir no palanque e pedir votos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário