segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Reunião de Diretório debate conjuntura política de São Paulo


Durante reunião de Diretório do PT-SP neste sábado (17), os membros discutiram o roteiro de resolução sobre conjuntura política. Ficou definido que o documento será novamente debatido em reunião da Executiva Estadual e submetido à votação no próximo encontro do Diretório. Outro assunto amplamente discutido foi o quadro eleitoral para as eleições 2012.

Além dos membros, do presidente do PT-SP, Edinho Silva, e do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, estiveram presentes o vereador da Capital Francisco Chagas, deputado estadual e Secretário de Organização do partido João Antonio, deputado estadual Antonio Mentor, deputada federal Janete Pietá e o senador Eduardo Suplicy.

Edinho Silva destacou a necessidade de esclarecer à militância que há diferença na postura adotada pelo Governo Dilma e o PT – ponto levantado essa semana em função da assinatura do termo que liberou verbas tanto do Governo Federal, quanto do Estado, para as obras do trecho Norte do Rodoanel. “A Dilma pensa do ponto de vista da governabilidade, e está certa em pensar assim. Quem perde discurso de oposição em São Paulo é o [governador Geraldo] Alckmin. Em síntese, a essência do governo dele é a mesma do Serra, mas é um projeto diferente que ele tenta construir agora”.

Posicionamento esse que, de acordo com o presidente estadual, vai exigir um esforço ainda maior da militância petista nas próximas eleições. “Isso vai exigir do PT mais capacidade para mostrar que o nosso projeto é diferente. Mostrar que governo do Alckmin constrói uma imagem diferente, mas que ação deles é conservadora. Não basta apenas ter um discurso radicalizado”, complementa.

Antonio dos Santos, coordenador do GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral), fez um breve balanço da organização nos municípios para as eleições do próximo ano. “Estamos traçando estratégias para os municípios de acordo com a quantidade de habitantes. Nossa meta é fazer o maior número possível de prefeitos e vereadores”, informou.

Informes
Wellington Diniz, secretário de Movimentos Populares do PT, avalia que as adesões para os setoriais do partido, encerradas no último dia 15, foram muito positivas. “Alguns setoriais tiveram cerca de três mil inscritos”. Segundo Diniz, o Diretório Nacional realizará uma reunião da Executiva no dia 6 de outubro para discutir e definir as datas para os encontros.

O secretário de Combate ao Racismo, Claudinho, sugeriu a inclusão, no texto da Resolução de Conjuntura Política, de um ponto de defesa de criação de política pública específica voltada para reduzir as mortes violentas dos jovens negros brasileiros. Segundo ele, o índice de mortalidade nessa faixa da população é muito mais alta que em jovens brancos, por exemplo.

A secretária geral do partido, Silvana Donatti, sugeriu que Antonio dos Santos, coordenador do GTE, resgate o plano de governo participativo elaborado durante a campanha de Aloizio Mercadante para o governo estadual para sistematizar as propostas e divulgar aos candidatos petistas nos municípios. “Podemos fazer seminários, debates. É importante que os candidatos conheçam e divulguem essas propostas também em suas campanhas como plano de governo”.

Edinho Silva informou que a data da realização da prévia para o candidato(a) a prefeito(a) da Capital está marcada para o dia 27 de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário