sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Papai Noel de Camiseta

4 Passageiros Comentaram
É certo que tudo é festa embora nem tudo ainda possa ser "alegria", que no nordeste é como chamam a farinha de macaxeira ensopada com manteiga de garrafa. 
Há alguns anos, trabalhando no Governo Marta na Prefeitura de São Paulo visitei a comunidade da favela de Paraisópolis - cuja foto ilustra o "banner" deste "trem" - para conhecer de perto a Oficina de Percussão BARRACÃO DOS SONHOS, da ONG do mesmo nome criada e comandada pelo Dinho Fernandes - sociólogo, professor e "doutor" em percussão - a quem fui lá apresentado no mesmo dia que pude também conhecer pessoalmente um dos meus melhores ídolos musicais, o Celso Viáfora que é para mim o melhor letrista da musica popular brasileira !!!
(...Tá bem... O Chico Buarque é incomparável... ENTÃO O CELSO É O SEGUNDO !!! )
Quem quiser que procure saber e vá conferir a sua obra. Esse poeta escreveu os versos de A Cara do Brasil ( clique para ouvir ) para a musica do Vicente Barreto que foi gravada também pelo Ney Matogrosso e por isso só o Celso já deveria ser reconhecido e reverenciado para sempre !!! Tem um refrão que diz assim:

..."a gente é torto igual Garrincha e Aleijadinho,
ninguém precisa consertar, 
se não der certo a gente se virar sozinho, 
decerto então nunca vai dar"... 


Para um "cadeirante torto à esquerda" feito eu... Isso é VIDA na veia !!! 
Mas dentre as suas mais de 300 musicas o Celso Viáfora compôs e gravou também "Papai Noel de Camiseta", um samba com a participação daqueles meninos do "Barracão dos Sonhos" que para mim  é a melhor mensagem de Natal em forma musical que já ouvi até hoje !!! E eu estava lá para poder assistir a gravação deste vídeo inesquecível em um dos dias mais comoventes de toda a minha vida !!! Saber daquele projeto, conhecer e testemunhar o que fazem aquelas crianças tão maravilhosas e tão talentosas de Paraisópolis. Saber da ONG, saber do Dinho e saber do samba  do Celso !!!
NAQUELE DIA EU VI OLHOS SORRIREM !!!
Não conseguem imaginar isso ? Nunca vão saber se não assistirem ao vídeo cuja cópia eu ganhei de presente do meu bom Dinho Fernandes que é de fato uma pessoa melhor, É GENTE QUE VAI ATRÁS DOS SONHOS !!! Que faz !!! Que está acima de quem discute, que debate e que critica !!! O Dinho Fernandes só tem uma comparação que é com o nosso outro sociólogo, o saudoso Betinho - irmão do Henfil - e que foi até morrer tentando, se ralando e se doando para matar a fome do seu, do meu, do nosso povo brasileiro !!! 
Sou dos poucos privilegiados que possui esse registro do "clip" da belíssima canção de Natal "Papai Noel de Camiseta" do Celso Viáfora que estou postando aqui neste "trem" para agradecer tanto carinho por mim recebido durante todo esse ano que agora se finda e para desejar a todos os amigos e amigas  amados e amadas e a todos e todas que leem e que acessam este pequeno blog o mais FELIZ DE TODOS OS NATAIS !!!
O NATAL QUE PRECEDE O TEMPO EM QUE TODA A MISÉRIA SERÁ DEFINITIVAMENTE ERRADICADA DO BRASIL !!!
O TEMPO DE LULA !!!
O TEMPO DE DILMA !!!
O TEMPO DE UM POVO !!!
Um Feliz 2012, e 13 e 14 e tudo o que é tempo de não mais e jamais se ter medo ou vergonha de ser   FELIZ !!!
Eu mesmo já "se sô por si proprio" e pela graça de  "vóis suncêis" tudo !!!
Em tempo ( ou antes do "cavalo" desencorporar ): Não pensem ser o fim do mundo se um tucano do alto emporcalhar vossas cabeças como é da natureza desta criatura...poderia ser uma rena !!! 
A lagarta rasteja só até o dia em que cria asas !!! Tá na hora de voar, de fazer e de acontecer todo dia !!! Ocupando todo o céu já tão cheio de tantas estrelas é que não daremos espaço algum para que aquela tal de ave bicuda e agourenta "avoe" mais do que não merece !!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário