domingo, 5 de fevereiro de 2012

ELEIÇÃO MUNICIPAL - 2012

Após a definição de Fernando Haddad, ex-Ministro da Educação, um novo debate se instalou. Trata-se de definir a política de alianças para a eleição municipal de 2012.
Na última reunião do Conselho Político da pré-candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo foi validada a prioridade à intensificação das conversas sobre composição de alianças com partidos da base aliada do Governo Dilma (PMDB, PDT, PR, PCdoB, PSB). Segundo Haddad, o PT gostaria de estar junto com todos esses partidos já no primeiro turno, mas respeitará as pretensões de candidatura própria de cada um, podendo contar com seu apoio num segundo turno.
A maioria, 24 de 27 das lideranças convidadas, participou da terceira reunião do Conselho ocorrida no Hotel Braston, na Capital. O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão, compareceu para uma mensagem ao Conselho mostrando o apoio que Haddad tem do partido e do Governo Federal. Esta foi a primeira reunião de Haddad após deixar o Ministério da Educação para se dedicar a sua pré-candidatura.
Haddad ressaltou aos jornalistas que não houve aproximação formal do PSD, do atual prefeito Gilberto Kassab, do mesmo modo como o novo partido explicitou ter outras prioridades. "O debate de posições divergentes não está interditado, mas a diretriz aprovada com unanimidade é intensificar a discussão com os partidos da base", enfatizou Haddad, sobre lideranças que defendem aproximação com aquele partido. O presidente do Diretório Municipal, vereador Antonio Donato, lembrou que a resolução do Congresso Nacional do PT proíbe aliança apenas com PSDB, DEM e PPS. "A decisão é unânime, e isso não é pouca coisa num partido tão amplo como o PT", declarou Haddad.

"Não queremos que nenhuma aliança rebaixe nossa pretensão de atuação na cidade, portanto, vamos priorizar muito a questão do programa de governo", disse Haddad. Ele ratificou o que disse quando da homologação de sua pré-candidatura sobre o sentimento de mudança que há no PT em sintonia com o desejo da população. "Nenhum gesto em direção a nenhum partido vai rebaixar nossas pretensões de apresentar um programa de governo que represente esse sentimento". Ele completou que o PT pretende resgatar bandeiras históricas de suas administrações e alinhar São Paulo com os programas do Governo Dilma, como aqueles de mobilidade urbana, educação e urbanização de favelas.
Organização
O pré-candidato anunciou ainda algumas definições organizativas do Conselho Político, como a centralidade das decisões no presidente do Diretório Municipal da Capital, Antonio Donato. Os vereadores Zé Américo e Chico Macena cuidarão da Comunicação, sobretudo a relação com a imprensa.
Um grupo de lideranças cuidará da metodologia para a formulação do programa de governo da campanha. "Já que não podemos fazer campanha, vamos dedicar esse tempo para fazer uma imersão na cidade, não apenas com os movimentos organizados e aqueles que têm uma reflexão sobre a cidade, mas já agregar uma reflexão técnica, setor por setor. Vamos constituir comissões temáticas mistas, com pessoas do PT, mas não apenas, mas com pessoas que estão nos procurando para colaborar com o programa", apontou Haddad, citando nesse grupo membros do Conselho como o secretário-geral nacional do PT, Eloi Pietá, o deputado federal Vicente Cândido, a secretária municipal de Movimentos Populares do PT, Célia Aparecida Assumpção e o deputado federal Carlos Zarattini.
"Definimos que iremos utilizar segundas e sextas para fazer visitas in loco nas regiões mais problemáticas da cidade. São dias em que os deputados e vereadores podem me acompanhar e apresentar as questões locais que conhecem e com as quais já trabalharam. quero conhecer os equipamentos públicos da cidade. Nos demais dias, vamos dedicar as reuniões temáticas sobre programa de governo", contou Haddad. Donato acrescentou que essa etapa começará no dia 24 de fevereiro pelo bairro de M'boi Mirim.


Em reunião do DM, ampliada com os presidentes dos zonais, sábado passsado, foram definidas as visitas, organizadas por suboprefeitura. Iniciando já no dia 24 de fevereiro pela Subprefeitura do M'Boi Mirim, as visitas percorrerão toda a cidade. A região da Subprefeitura da Penha será visitada em maio e a data foi questionada e será definida em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário